1
O que é o Domínio e o Alojamento Web?

O que é o Domínio e o Alojamento Web?

Numa época vocacionada para o destaques das pessoas vocacionadas para as tecnologias, não podemos esquecer aquelas para quem algo simples pode parecer bem complicado. Por isso, espero que este artigo esclareça uma dúvida comum que me chega no contacto com potenciais clientes.

Este texto pretende explicar de forma simples como funciona e qual o papel do domínio e do alojamento web.

 

O DOMÍNIO

Comecemos pelo domínio, o endereço que surge escrito na sua janela de navegação na Internet, o "www" que termina sempre com algo como ".pt", ".com", ou um outro qualquer. Esse é o endereço que leva os visitantes a encontrarem aquele site. Veja o endereço de um site como o endereço de uma morada. Se quiser visitar um determinado estabelecimento comercial, terá de saber a morada e só assim saberá chegar até ela. No caso da Internet, o estabelecimento comercial é o site (onde estão descritos produtos e serviços) e a morada é o www.nomedaloja.pt. Por isso, quando alguém pretende um site, o primeiro passo é o registo do domínio. Para construir uma casa, terá de ter um terreno, certo?

Então, onde se insere o alojamento web e qual a sua relação com o domínio?

 

O ALOJAMENTO WEB

Se o domínio é como uma morada, o alojamento web é o escritório, o armazém ou o apartamento, é o local físico onde guardamos objectos. Obtendo o domínio, este é agregado a um espaço virtual de alojamento, um servidor que não é mais que um computador com um disco de grande capacidade que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nesse disco, são guardados todos os ficheiros do site que o fazem funcionar, daí que colocar os ficheiros no alojamento web é como colocar móveis numa casa. Sim, podemos descrever dessa forma.

 

Resumindo, domínio é a morada, alojamento web é o imóvel e o site é o mobiliário com que decoramos o espaço.

 

Espero com esta pequena explicação ter dissipado todas as dúvidas relativas a este tema.